Diretoria do Sindifisco-AC debate com deputados emendas na reforma da previdência

Desde segunda-feira, 18, a diretoria vem se reunindo com os deputados estaduais para buscar a modificação nos artigos da reforma da previdência. Os encontros estão sendo realizados na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac).
O debate sobre a reforma da previdência começou no dia 5, quando o governo do estado tentou encaminhar para a votação a proposta sem debater com os sindicatos, o que mobilizou todas as categorias para evitar retrocessos.
Segundo a presidente, Leyla Alves, os pontos que estão sendo negociados e que já foram acordados com o líder do governo, Deputado Estadual Gerlen Diniz são a manutenção dos 14% para ativos e inativos, sendo que a base de cálculo a ser aplicada será sobre o que exceder do teto do regime geral e não mais sobre o salário mínimo. A inclusão de doenças graves, incuráveis e contagiosas para a hipótese de aposentadoria por invalidez, a manutenção da licença-prêmio, a sexta parte e o auxílio funeral serão mantidos, aguardado a Reforma Administrativa. E, no art. 25, para os servidores que ingressaram a partir de 01.01.2004 e permanecem até 31
12.2019, permanece a regra atual e os que ingressaram a partir de janeiro de 2020, seguirá a emenda constitucional n 103 de 2019.
Mas, ainda existem outras pautas a serem propostas pela categoria.