Especialistas esclarecem propostas da Reforma da Previdência em seminário na capital

Especialistas nas áreas tributária e previdenciária esclareceram durante toda sexta-feira, 31, os diversos itens contidos na Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da Reforma da Previdência. Eles participaram do Seminário Reforma da Previdência: Os Impactos para os Trabalhadores Brasileiros, realizado pelo Sindicato do Fisco Estadual do Acre (Sindifisco/AC).

Aumento no tempo de contribuição; dívida de diversas grandes empresas com a Previdência; regime de capitalização; desconstitucionalização do direito à aposentadoria; regras de transição desproporcionais para servidores públicos; desigualdade para as mulheres e outros aspectos foram abordados durante o evento, que teve uma grande presença de público e contou com cerca de 120 pessoas.

Vilson Romero, auditor fiscal e diretor da Associação Gaúcha dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil; José dos Santos, ex-diretor do Acreprevidência; e Celso Malhani, presidente do Sinfisco/RS e diretor da Federação Nacional do Fisco (Fenafisco), foram os palestrantes que debateram sobre os temas abordados.

A presidente do Sindifisco/AC, Leyla Alves, destacou que foi positiva a participação do público, que interagiu com os palestrantes tirando dúvidas. Para ela, o debate é necessário porque a proposta afeta a vida de todos. Destacou que foi importante a presença de entidades sindicais, autoridades do legislativo, trabalhadores do serviço público e privado, e estudantes. Informou ainda, que o Sindifisco programa outras ações como: audiências públicas, seminários e visitas.

Joci Aguiar, economista, compareceu ao seminário para aprender mais sobre o assunto. Mesmo sabendo de alguns aspectos da Reforma da Previdência, ela afirmou que muitos pontos desconhecidos foram esclarecidos. “A atividade me fez compreender melhor essa proposta do governo. Fiquei sabendo de muitas coisas que jamais imaginava, é algo que vai trazer retrocesso”.

Celso Malhani afirmou que a iniciativa do Sindifisco/AC foi positiva por demonstrar que a entidade está compromissada com o futuro da população. Segundo ele, são por meio de ações como esta que podem esclarecer as pessoas sobre o teor da PEC 06/2019. “As pessoas que falaram no evento se debruçam no tema há tempos. É com informação que as pessoas saberão desse risco”.

Vilson Romero corroborou com a ideia de Malhani e disse que ações como essas são essenciais para esclarecer práticas que afetam a vida de todos os brasileiros. “Ao não saber o que muda na sua vida, possibilidade e perspectiva depois de perder a condição de trabalho, o trabalhador pode ser facilmente iludido por propaganda falsa. Iniciativas assim são essenciais para alertar as pessoas”.

O Seminário promovido pelo Sindifisco/AC foi realizado com o apoio do Sindicato dos Policiais Civis do Acre (Sinpol-AC), Associação dos Magistrados do Acre (Asmac), Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), Sindicato dos Gestores e Técnicos do Acre (GPP&TGP), Gabinete do deputado estadual Daniel Zen e Sindicato dos Urbanitários.