Sindifisco-AC encerra Semana do Auditor com saldo positivo

O Sindicato do Fisco Estadual do Acre (Sindifisco-AC) encerrou na sexta-feira, 20, a Semana do Auditor Fiscal de 2019 com uma série de atividades, como palestras, ação social, oficinas e uma feijoada para toda a classe. As ações buscaram a melhoria na qualidade de vida de todos os filiados, segundo a presidente da entidade, Leyla Alves.

As atividades foram abertas na terça-feira, 17, com a doação de material de higiene e limpeza ao Lar dos Vicentinos. Levaram os produtos para a entidade assistencial a presidente do Sindicato, o tesoureiro Ayrton Geber e o secretário-geral da entidade sindical, Clóvis Gomes.

Na quarta-feira, 18, o Sindifisco reuniu a categoria para a oficina “Desenvolvimento Cognitivo com Foco na Inteligência Emocional”, ministrada pela gestora empresarial Socorro Bessa. Na quinta-feira, os filiados puderam participar da palestra sobre “Educação Financeira”, ministrada por Wiliene Sousa, representante do banco Sicredi.

As atividades foram encerradas com uma assembleia geral extraordinária e uma feijoada no Hotel Terra Verde, na sexta-feira, 20.

“Nossos filiados puderam participar das atividades que buscam o crescimento pessoal e uma melhor qualidade de vida, além de participar de uma ótima confraternização na parte da tarde de sexta-feira, procurando reunir colegas que pouco se falam no dia a dia devido a dura rotina de trabalho”, explicou Leyla Alves.

Doação

O Sindicato iniciou o ciclo de doações, como a realizada no Lar dos Vicentinos, na terça-feira, após ganhar uma ação por danos morais movida no Tribunal de Justiça do Acre (TJ-AC). Os materiais adquiridos pela instituição foram provenientes do ressarcimento em dinheiro que um advogado foi obrigado a fazer depois de publicar mensagens ofensivas contra auditores fiscais do Estado. Por meio do Sindifisco-AC, os profissionais ingressaram com ação por dano moral coletivo e tiveram decisão favorável.

A Justiça determinou que o advogado fizesse o reparo de forma financeira e ele se comprometeu em pagar R$ 3 mil à título de indenização. Depois de receber o recurso, a decisão da Diretoria juntamente com os associados do Sindifisco-AC, tomada em uma Assembleia Geral Extraordinária, foi utilizar o recurso para a compra de produtos que pudessem atender as necessidades de entidades sociais sem fins lucrativos com atuação forte em Rio Branco.

Além do Lar dos Vicentinos, a entidade sindical também beneficiou o Educandário Santa Margarida, que abriga crianças e adolescentes de todas as idades. Durante as entregas, as duas instituições receberam materiais de limpeza, higiene e outros. Para a presidente do Sindifisco-AC, a decisão da Justiça reestabeleceu a honra dos auditores fiscais do Acre e ajudou a gerar resultados positivos diretos para entidades sociais que necessitam de auxílio para atuar na cidade.

“É maravilhoso saber que, de alguma forma, ajudamos muitas crianças a ter os materiais essenciais para um crescimento saudável delas, assim como os idosos a terem o básico para uma vida confortável. Além de acertada, a decisão da Justiça gerou uma ótima ação social que mesmo não extinguindo esses problemas ajudam a manter atividades essenciais para atender crianças e idosos. O Sindifisco-AC sempre fez esse tipo de atividade e me sinto muito grata”, disse Leyla.

Aryton Geber enfatizou que o Sindifisco-AC sempre está comprometido de forma séria com a classe e que a entidade trabalha constantemente em prol da defesa/garantia dos direitos dos auditores fiscais. “É um trabalho diário que fazemos em diversas áreas para defender toda a classe. E às vezes os resultados dessa prática são tão bons que ultrapassam o campo sindical e vão diretamente na sociedade. Fico feliz em participar disso e saber que estamos semeando o bem”.