VIII SEMANA DO AUDITOR FISCAL- Primeiro Dia

 

No dia 18 de Setembro de 2018, no auditório da Secretaria de Estado da Fazenda, ocorreu a abertura da VIII Semana do Auditor Fiscal que contou com a presença da Secretária de Estado da Fazenda em exercício,  Lilian Virginia, da Presidente do Sindifisco/AC, Leyla Alves, do Presidente da ASFIT, Carlos Gelson, do Diretor de Aposentados do Sindifisco/AC, Hermínio Ramos e do Diretor da Acreprevidência e palestrante, o economista José dos Santos Pereira que comporão a mesa de honra.

A presidente do Sindifisco/AC fez a abertura e passou a palavra aos componentes da mesa que fizeram suas breves considerações, o diretor de aposentados do Sindifisco/AC agradeceu a presença de todos, em seguida o presidente da ASFIT falou da importância do auditor e que sempre que vai aos encontros fora do Estado tem defendido a categoria como sendo de alta qualidade, logo depois, a Secretária de Fazenda em exercício, Sra. Lilian Virginia B. Marques  Caniso falou da dificuldade financeira pela qual estão passando 14 entes federados que tem caído a arrecadação e não o Estado não consegue honrar com os compromissos, e que o Estado do Acre apesar de todas as dificuldades tem aumentando a arrecadação, fruto do trabalho do auditor, e que em nome do Secretário Joaquim Manoel e do Governo do Estado tem uma gratidão ao grupo do fisco que tem se empenhado para aumentar a arrecadação neste momento de crise.

Logo depois, a presidente do Sindifisco/AC, agradeceu a presença de todos, e falou da parceria entre o Sindicato, gestão da secretaria da Fazenda, na pessoa do Secretario de Estado da Fazenda o Sr. Joaquim e do Governo do Estado que reconheceram a importância do auditor fiscal para o Estado como um profissional que tem a ardua tarefa de arrecadar e fiscalizar os recursos para os cofres públicos para que o Estado possa cumprir com seu papel, oferecendo uma educação, segurança e saúde de qualidade, e também manter os salários do servidores em dia e pagamento de fornecedores, e que muitas vezes o trabalho do auditor fiscal não é reconhecido, por isso, o sindicato tem como uma das prerrogativas buscar junto a sociedade a valorização do auditor fiscal estadual, federal e municipal como um profissional que colabora com o Estado. Enalteceu a importância do trabalho dos servidores administrativos da SEFAZ e dos gestores de politicas públicas, ali representados pelos seus respectivos presidentes os senhores Rubens Rola e Gerliano Mouzinho.

Em seguida, o palestrante José dos Santos fez um breve histórico acerca do processo de evolução do ACREPREVIDÊNCIA passando por diferentes momentos da gestão governamental e pelas dificuldades enfrentadas por vários governadores, bem como das alternativas adotadas para superação dos entraves históricos. Ele apresentou o cenário de impacto nas contas públicas e entre outras perspectivas apresentou propostas de investimentos possíveis ao servidor público no tocante a possibilidade de resguardar a chamada terceira fase da vida. Exemplificou diversas situações de quem realmente quer se aposentar, demonstrando o que podemos ganhar ou perder quando no momento da aposentadoria, e que no momento em que o servidor decidir se aposentar deve ter a certeza, pois depois é irreversível, tirando a dúvida dos participantes da palestra, encerrou com um agradecimento e deixando todos com o desejo de uma nova palestra.

O evento contou com a participação de aproximadamente cinquenta pessoas.

Ficou a sensação de que o tempo foi curto em função de ter sido tão agradável a apresentação, mas ficou aberta a possibilidade de realização de novos encontros e fica aqui o convite, ao homenageados da semana, os auditores fiscais, de participarem das demais programações previstas para esta semana.