Sindifisco-AC homenageia ex-presidente vítima de Covid-19 na 10ª Semana do Auditor Fiscal

Boas lembranças, várias histórias e muita emoção. Foi assim que o segundo dia da 10ª Semana do Auditor Fiscal, promovida pelo Sindicato do Fisco Estadual do Acre (Sindifisco-AC), ficou marcado na memória dos participantes do evento, realizado na sede da Secretaria de Fazenda (Sefaz) na terça-feira, 20. Isso porque a entidade homenageou seu ex-presidente, Ayrton Geber, vítima da Covid-19 em abril do ano passado, com a inserção do nome dele no auditório da sede da Sefaz.

A partir de agora, o Auditório Ayrton Geber lembrará para sempre uma das figuras mais importantes na construção, desenvolvimento e solidificação do trabalho em defesa dos auditores fiscais do estado acreano. A solenidade de mudança de nome do espaço contou com a participação dos filhos e da viúva do ex-presidente do sindicato, que ao lado dos profissionais ficaram comovidos com o ato. Além disso, o evento também teve uma série de palestras como parte da programação da 10ª Semana.

Secretário-adjunto do Sindifisco-AC, Clóvis Monteiro Gomes, relembrou que o antigo líder da categoria foi um dos fundadores da entidade, da Associação dos Fiscais Tributários do Acre (Asfit-AC) e fez parte do grupo que iniciou a luta em defesa da categoria e por melhorias estruturais na Receita Estadual. “Também fico emocionado ao falar do meu querido amigo. O Geber foi um cara fenomenal em todos os papéis que exerceu. Sempre lutou com força e garra pelos nossos direitos”.

Em meio às lágrimas, a secretária-geral do sindicato, Leyla Alves, recontou a forte amizade com o ex-presidente e a família dele. Ela ressaltou a disposição, força e energia que o líder sindical tinha para viabilizar as melhorias necessárias. “Quando iniciava uma luta, ele voava e ninguém mais parava, seguia até o fim. Era um líder e amigo muito gentil, feliz, empático e humano. Foi um grande pai, vi seus filhos crescerem por sempre estarmos um na casa do outro. Partiu de forma prematura”.

Além de Ayrton Geber, outros auditores fiscais falecidos também foram homenageados pela Diretoria do Sindifisco-AC. “Essa placa é para o Geber, que foi embora desse plano sem saber que seus dois netos iriam chegar ao mundo, e todos os nossos amigos que já partiram precocemente ou os aposentados do Fisco que também já se foram. Os nomes desses companheiros já estão eternizados nas nossas memórias, corações e, agora, estarão para sempre aqui na Sefaz”, complementou Leyla.

Roberto Kupski, ex-presidente da Associação Nacional de Associações de Fiscais de Tributos (Febrafite), também foi um dos presentes na homenagem a Geber. Ele veio de Santa Catarina para Rio Branco para participar do momento, que para ele foi intitulado como especial. “Quem me trouxe pela primeira vez ao Acre foi nosso amigo e líder Geber, sinto-me honrado em fazer parte desse momento. Era impossível falar com o Geber, conhecê-lo e não gostar e admirar ele. Tinha muita luz”, disse ele.

De acordo com Kupski, foi Ayrton Geber o responsável por incluir os auditores fiscais do Estado do Acre nos debates a nível de Brasil e inseri-los nas demandas de associações ou federações nacionais para que houvesse mais força entre a categoria. “Estou muito feliz de acompanhar o que aconteceu aqui hoje. Aos familiares do Geber, digo para que tenham orgulho dessa lembrança. Tivemos muitos ensinamentos com ele, deixou um legado fenomenal. Um dia, vamos poder abraçá-lo novamente”, encerrou.

Programação

Após a solenidade de nomeação do auditório, os presentes seguiram a programação estabelecida para a Semana do Auditor Fiscal. “Assédio Moral e Saúde Mental no Serviço Público: Os Desafios no Pós-pandemia”, abordada por Carol Sena, e “Novos Caminhos Rumo à Administração Pública Digital”, tratada por Antônio Rodrigo Machado, foram as palestras do dia. A programação preparada pelo Sindifisco-AC segue até a quarta-feira, 21, com palestras e diversas outras atividades à classe.

Clique aqui para ver todas as fotos.