Sindifisco-AC realiza X Semana do Auditor Fiscal
A Diretoria do Sindicato do Fisco Estadual do Acre (Sindifisco-AC) realizou o ato oficial de abertura da X Semana do Auditor Fiscal, no auditório da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz), na manhã de segunda-feira, 19. O evento reuniu servidores públicos, terceirizados, gestores e contou com a participação da presidente em exercício da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Acre (OAB/AC), Socorro Rodrigues.
A secretária-geral da entidade, Leyla Alves, abriu a cerimônia realizando uma homenagem aos auditores que faleceram durante a pandemia. Ela aproveitou para defender a educação fiscal como sendo um instrumento que esclareça a importância do pagamento do tributo, sendo ele o recurso necessário para promover serviços públicos de qualidade.
“Quero homenagear os nossos colegas que faleceram durante a pandemia, entre eles Jader Damasceno. Ele tinha a opção de trabalhar em home office, por força da lei, e decidiu continuar na frente de batalha e foi trabalhar no posto colocando sua vida em risco, e na luta com covid-19, perdeu a vida.
Perdemos, também, Ayrton Geber, presidente do nosso Sindicato, que tanto contribuiu com a categoria. Cosma da Divisão de Pessoas, Elianete, Felix Carlos Aly, nosso Kiko, representante do sindicato em Brasileia, Antônio Martins e tantos outros colegas.
Aproveito para defender nosso trabalho, que vai além de cobrar impostos, uma atividade que combate à sonegação fiscal e a concorrência desleal. A sociedade necessita de um serviço público de qualidade para que as pessoas tenham satisfação em pagar os impostos, o que faz parte da educação fiscal”, defendeu a sindicalista.
Se fizeram presente na cerimônia, o Secretário de Fazenda, Amarísio Freitas, que enalteceu o trabalho do auditor e afirmou ser importante estender a homenagem a todos os colaboradores das atividades desenvolvidas pela Sefaz e parabenizou o sindicato pela promoção do evento.
“O Dia do Auditor é todo dia, porque todos os dias precisamos arrecadar, verificar processos, verificar a vida do contribuinte. O evento, além de valorizar o fisco, representa uma homenagem aos auditores e servidores, estagiários e comissionados”, disse o gestor.
O diretor de Administração Tributária, Israel Monteiro de Souza, celebrou a realização do evento ao reforçar que a atividade desenvolvida possui grande importância estratégica e aproveitou para parabenizar o sindicato pela promoção do evento.
“Nós, servidores da Secretaria da Fazenda, sempre primamos para exercer nosso papel da melhor forma possível. Sabemos da importância de nosso trabalho para que o estado possa melhorar os serviços, aprimorar a gestão e devolver para a sociedade realmente aquilo que ela merece, transformando a arrecadação em serviços”, homenageou o diretor.
O secretário-adjunto Clóvis Monteiro Gomes parabenizou o Sindifisco pelo evento que busca o aprimoramento dos auditores.
“Temos imensos desafios, tentamos fazer o melhor. O desafio maior é a sociedade entender que o tributo é algo bom, porque é preciso manter os serviços públicos”, detalhou o secretário-adjunto.
A cerimônia marcou o início das atividades que contam com uma série de palestras que devem se estender até quarta-feira, 21, debatendo o assédio moral, os rumos da administração pública e devem abordar ainda os efeitos da reforma da previdência, além de debater sobre saúde mental e o Código de Defesa do Sonegador.